
A Banda emergente, Ulanda, disponibiliza em todas as plataformas digitais o seu primeiro single intitulado “Dzudza”, dia 17 de janeiro. Música esta que retrata a história de uma jovem vaidosa que se identifica com roupas de fardo, também conhecidas como roupas de calamidade, que geralmente são vendidas no mercado informal.
A música “Dzudza”, que será lançada em todas as plataformas digitais e toques de chamadas por intermédio da MODIGI, surge em inspiração a uma jovem fictícia a qual chamamos Isabel, que está sempre muito bonita, mas para tal ela compra e vende roupas do fardo como forma de autossustento e contribuindo para a economia do País.
Questionada sobre o significado da música, a vocalista da banda, Nay Nay, disse que “Quando compus a música ela era intitulada Zabelana, mas nos espetáculos que fazíamos foi-lhe atribuída o termo “Dzudza”, este que é uma expressão local, mais concretamente do Sul de Moçambique, na língua Changana, que significa vasculhar/sacudir, neste caso concreto, vasculhar roupas do fardo em todos os mercados informais de venda de roupa de calamidade do Rovuma ao Maputo, Zumbo ao Índico. A importância para os moçambicanos de se apresentarem sempre bem vestidos e com roupas de marca, mas que, entretanto, devido a realidade do poder de compra optam por adquirir nos mercados, nas esquinas e até mesmo nos seus locais de trabalho. Nay Nay também destacou a participação especial de Kanagosso, um jovem artista natural da província de Tete, cuja voz e talento são impressionantes. “Quero agradecer ao Kanagosso por fazer parte dos nossos projetos”, concluiu a vocalista.
Nay Nay conta ainda que o processo de gravação da música não foi fácil por conta da situação atual do País, as tensões políticas pós-eleitorais, mas que conseguiram gravar este que é o primeiro single da Banda e que “estamos muito felizes por termos sido resilientes e focados no nosso trabalho até chegar a fase do lançamento, que estava marcado para Dezembro de 2024, com o intuito de fazer os Moçambicanos dançarem para espantar as tristezas da vida que não são poucas”.
“Dzudza” foi gravado nos estúdios da X-Hub, Incubadora de Negócios Culturais e Criativos e contou com a masterização do conceituado produtor musical Filipe Mondlane, mais conhecido por Filipinho. Esta mistura, nas palavras de Nay Nay, faz com que seja “possível gravar músicas em Moçambique com a qualidade dos padrões internacionais. Quero aproveitar para agradecer a todos os envolvidos pelo esforço feito para esta concretização. Estamos todos de parabéns”.
Por fim, Nay Nay abordou sobre os trabalhos futuros, e deixou claro que esta é apenas a primeiro de várias músicas que serão lancadas futuramente e estão com projecto de lançar um álbum ainda no presente ano. “Para este ano de 2025 pretendemos lançar o Álbum da Banda Ulanda com 11 faixas pois já temos as músicas todas compostas, mas estamos na fase de gravações e porque não e algo barato, procuramos patrocínios para tal. Entretanto antes do lançamento oficial do álbum, temos uma previsão de lançar até junho, pelo menos mais 2 temas, ‘Peace and Love’ e ‘Hangover’” fechou Nay Nay.
Escute a música aqui!
Por: Mário Monjane